logo
Anti-Spam
O que é spam?

São mensagens não-solicitadas que o usuário de internet recebe por e-mail. Geralmente seu conteúdo consta de propaganda, correntes e esquema de "ganhe dinheiro fácil". O uso abusivo desta forma de propaganda é devido ao baixo custo de envio de mensagem eletrônica. Porém, a prática causa inconveniência e custo para o destinatário.

Tipos de spam

-> Correntes (chain letters)

Mensagens desta categoria prometem sorte, riqueza ou algum outro tipo de benefício àqueles que a repassarem para um número mínimo de pessoas em um tempo pré-determinado; garantindo, por outro lado, que aqueles que interromperem a corrente, deixando de divulgar a mensagem, sofrerão muitos infortúnios. Com esse mecanismo, elas têm a capacidade de atingir um número exponencial de pessoas em um curto período de tempo.

-> Propagandas

Divulgam desde produtos e serviços até propaganda política. Este tipo de spam é um dos mais comuns e um dos mais antigos já registrados. Embora existam mensagens comerciais legítimas, enviadas por empresas licenciadas e conhecidas, nota-se que não é raro que o produto ou serviço oferecido pela mensagem tenha alguma característica ilegal e o spammer e a empresa sejam desconhecidos do público ou completamente anônimos.

-> Golpes (scam)

Tratam de oportunidades enganosas e ofertas de produtos que prometem falsos resultados. Entre as ofertas mais comuns estão as oportunidades miraculosas de negócios ou emprego, propostas para trabalhar em casa e empréstimos facilitados.

-> Estelionato (phishing)

São mensagens que assumem o disfarce de spam comercial ou cujos títulos simulam mensagens comuns, como comunicados transmitidos dentro de uma organização ou mensagens pessoais oriundas de pessoas conhecidas.

Tal disfarce tem como objetivo iludir o destinatário, solicitando-lhe que envie dados confidenciais para algum endereço eletrônico ou que se cadastre em uma página da Internet que na verdade é uma cópia de alguma outra página. Na maioria dos casos, essas armadilhas são criadas para obter informações pessoais e senhas para que possam ser usadas em algum tipo de fraude ou para transferências bancárias e compras pela Internet.

-> Programas maliciosos

Este tipo apresenta-se também sob disfarce e induz o destinatário a executar um programa de computador malicioso enviado junto à mensagem. Dentre os programas usualmente enviados desta forma estão principalmente os vírus, os worms e os trojans.


Notice: Undefined variable: bannerSky in /var/web/webnew/portal/antispam.v2/spam.php on line 97

Fatal error: Call to a member function getHtml() on a non-object in /var/web/webnew/portal/antispam.v2/spam.php on line 97