Você está visualizando atualmente Cloud Servers: conheça a revolução do armazenamento em nuvem

Cloud Servers: conheça a revolução do armazenamento em nuvem

Todos estavam se adaptando às demandas de empreender na internet, e muitos gestores achavam que ainda restava tempo para conseguir se adequar ao mundo digital. No entanto, quando a pandemia da COVID-19 surgiu no mundo, acelerou ainda mais tal revolução no mercado moderno e a urgência cresceu diante dos nossos olhos.

Todos se depararam com a necessidade de transferir sua operação para o digital com uma velocidade para a qual ninguém estava preparado. Quando passou o sentimento de urgência, você pode ter percebido que o seu negócio não possui o desempenho desejado ou, no mínimo, não usa as tecnologias com tanta eficiência quanto idealmente seria possível, principalmente quando erros de armazenamento, comunicação e registros de informações continuam acontecendo. Se para você este cenário é realidade, com certeza a sua empresa precisa da ferramenta Cloud Server para funcionar com mais velocidade, flexibilidade e precisão. Venha conhecer essa tecnologia com a gente! 

O que é Cloud Server?

Cloud Servers, ou, traduzido literalmente, servidores virtuais, consistem na computação em nuvem na Internet. Nós já falamos com mais detalhes sobre essa ferramenta no nosso artigo, mas queremos te lembrar que os Cloud Servers utilizam máquinas para interligar um sistema de processamento e armazenamento de dados e aplicações

Com essa tecnologia, é possível estruturar os dados da sua empresa em um lugar específico, e aliado a isso, manter segurança, centralização das informações e acesso facilitado, porém restrito aos colaboradores da sua empresa. Dessa maneira, é comum estranhar, em um primeiro momento, ao ver o ativo tecnológico da empresa em um ambiente remoto. No entanto, a redução com custos fixos de manutenção, energia e grandes equipes de TI acabam tornando a solução em nuvem bastante atraente aos olhos do empreendedor. No mercado digital, essa é exatamente a tendência para os anos seguintes: enxugar custos e evitar preocupações de áreas que fogem do escopo de atuação da empresa, para focar no core business do negócio e gerar mais receita.

Diferença entre VPN e Cloud Server

Lembre-se: Cloud Server (VPS) é diferente de VPN! Os termos se parecem e muitos confundem, mas suas funções e aplicações são diferentes.

Como já falamos no nosso artigo sobre VPN ou Redes Privadas Virtuais, são redes privadas construídas com a utilização da infraestrutura de redes públicas. Por meio dessas redes, dois dispositivos (sejam eles computadores, celulares, câmeras de vigilância, etc), estando conectados a Internet, podem se comunicar de maneira direcionada e segura, de modo que outros dispositivos que também estejam na mesma rede pública não terão acesso a essa comunicação. 

A conexão entre essas redes privadas pode ser muito bem aproveitadas, sendo uma ferramenta ideal para que empresas funcionem de forma remota, mesmo que os funcionários acessem a partir das conexões comuns, tanto públicas quanto de suas próprias casas.

Já o Cloud Server, tema do nosso artigo, pode ser entendido como um sistema que roda suas aplicações em uma ou várias máquinas com alta capacidade de processamento, que são subdivididas para atender a uma grande quantidade de pessoas e aplicações. Essa “super máquina” normalmente está hospedada em Data Centers que contam com estruturas de backup e de redundância de energia (os servidores nunca são desligados, 24/7).

Além disso, esses ambientes não permitem ou dificultam o acesso físico a essas estruturas, por questões de segurança. Por essa razão, o termo “nuvem” é comumente utilizado, em referência às aplicações estarem funcionando em um ambiente remoto.

Você pode estar se perguntando qual seria a melhor alternativa, mas a verdade é que não existe exatamente uma melhor. A escolha vai depender das necessidades da sua empresa. De fato, o Cloud Server tem o benefício de diminuir o risco de eventuais perdas ou danos, por o usuário não depender de servidores físicos para execução das atividades, além da redução de custos com equipes e por deixar todo o processo de manutenção e backup como responsabilidade da empresa contratada.

Os benefícios do Cloud Server

Já falamos que a ferramenta Cloud Server é flexível, moderna e ideal para que a sua empresa se adeque ao que pede a tecnologia, mas queremos apresentar ainda mais alguns benefícios: 

  • Escalável: você pode adicionar mais capacidade rapidamente, com um tamanho que se adequa ao que a sua empresa necessita. 
  • Mais seguro: se um servidor falhar, os recursos são processados por outro servidor físico, e não fica fora do ar.
  • Estável: se outro cliente do sistema tiver um pico de acesso, a disponibilidade de recursos da hospedagem do seu sistema não é afetada. O desempenho continua o mesmo.
  • Traz otimização dos processos internos: para acessá-lo basta entrar no servidor, evitando a necessidade de funcionamento de aplicações em seu próprio computador. Isso garante menor necessidade de energia e processamento, uma vez que tudo funciona remotamente, online, no servidor virtual contratado. 

O Cloud Server traz muitas vantagens para as empresas, pois os servidores na nuvem possuem eficiência, integridade e segurança. Todas as informações sobre os seus processos, produtos e atendimento ficarão armazenadas com acesso para toda a equipe. É rápido e significa grande otimização para a sua empresa. 

A revolução Cloud Server pode ser exatamente o que você precisa, mas caso outra solução seja necessária, a Hotlink também tem para te oferecer! Nós temos a melhor estrutura para implementar soluções digitais com tecnologia de ponta no seu negócio. Não se preocupe, oferecemos recursos dedicados e suporte 24/7, com segurança e flexibilidade. Fale com um consultor especializado: (81) 3229-6785.