You are currently viewing Passo a passo para migração de um servidor para um data center

Passo a passo para migração de um servidor para um data center


O mercado moderno trabalha com dados. Cada processo empresarial precisa de informações para ter assertividade. Dados sobre o estoque, sobre as necessidades dos clientes, sobre o setor financeiro… 

Caso todo esse fluxo informativo não funcione, você pode perder produtividade e ter prejuízos. Uma ótima solução para isso não acontecer é migrar para o Data Center

O que é um Data Center?

Muitas empresas se deparam com necessidades maiores de processamento do que as tecnologias mais acessíveis podem suprir. Negócios de todos os portes podem chegar a um ponto em que essas tecnologias, em constantes atualizações e aumentos de preço, se tornam caras e desatualizadas, e soluções que antes faziam sentido manter internamente na organização, podem já não ser interessantes, tanto em termos financeiros quanto em tempo e esforço.

Surgiu então o conceito de Data Center: um ambiente gerido por uma empresa especializada na gestão de dados de terceiros, com infraestrutura adequada para a proteção de todas as informações ali presentes e com constantes atualizações de hardwares, contendo os mais recentes equipamentos existentes do mercado. Toda essa estrutura pode hospedar diferentes tipos de informações, como aplicações, bancos de dados, documentos, servidores etc.

Toda essa infraestrutura permite a criação de ambientes escaláveis, onde os contratos e negócios podem ser realizados de acordo com a necessidade e demanda de cada empresa. Além disso, os Data Centers podem significar  uma expressiva redução de custo com processos burocráticos, perdas de documentos, dificuldade de acesso para os colaboradores, grandes gastos com maquinário e outros problemas dos armazenamentos obsoletos.

O que é a migração?

A migração é como é denominado o processo de transferência de dados corporativos para um novo ambiente (nesse caso, o Data Center). A intenção é garantir que esse armazenamento seja feito com a maior eficiência e segurança possível, de maneira a evitar a perda de informações no processo, e garantir um resultado satisfatório de performance para a sua empresa.

É importante lembrar: cada migração é única, uma vez que diferentes negócios possuem diferentes necessidades, capacidades e gargalos. Logo, se a migração de Data Center não for bem planejada, as suas vantagens podem não ser obtidas.

Passo a passo para migrar com segurança

Para evitar problemas e aproveitar todas as vantagens do seu Data Center, segue um passo a passo para realizar a migração dos seus dados com segurança:

  • Mapeie a situação da sua empresa –  Mapeie os fluxos de dados da sua empresa para entender quais informações dependem dos dados armazenados. Mapeie também o que é usado nos equipamentos em que são armazenadas as informações atualmente. Decida se vai migrar todos os serviços ou apenas uma parte e como fará essa locomoção.
  • Crie um inventário e faça backup dos dados – Com o mapeamento dos fluxos de dados, será possível saber quais tipos de aplicações e documentos são utilizados pelos diferentes departamentos. Também faça um backup das informações antes de continuar a migração.
  • Defina a criticidade dos dados – O mapeamento também vai servir para entender como a comunicação entre os departamentos ocorre e qual é a criticidade de cada informação que está presente. Defenda-se contra riscos e falhas.
  • Teste o Data Center – Realize testes em menor escala e valide o serviço que será contratado. Está tudo de acordo com a sua necessidade?
  • Cuidados com seus equipamentos – Sua empresa possui hardwares próprios que deseja aproveitar? Contrate uma empresa de transporte de ativos para o processo, e a inclua nesse planejamento.
  • Finalize o planejamento – É hora de colocar em prática a migração, movimentando os dados e, se for o caso, os equipamentos para o local desejado.

Uma migração feita com sucesso transforma o ambiente de qualquer empresa. Os benefícios podem ser diversos, tais como: produtividade, eficiência, velocidade, segurança e redução de custos com infraestrutura. 

É importante contar com um parceiro qualificado para fazer a migração, já que imprevistos podem gerar uma pausa geral no funcionamento da sua empresa ou causar outros prejuízos. Além disso, equipes especializadas minimizam a exposição dos dados da sua empresa a possíveis riscos. É essencial ter um Data Center protegido contra danos físicos e virtuais. 

Conte com a Hotlink nessa jornada! Possuímos um dos mais bem estruturados Data Centers do Nordeste. Conheça mais!

Quer saber um pouco mais sobre o processo de migração para um Data Center?
Fale com um consultor especializado e marque uma reunião conosco: (81) 3229-6785.