O mercado moderno preza por dados em cada processo. Monitoramento do estoque, referências sobre os clientes para direcionar campanhas, ou outras informações essenciais para a interdependência entre fluxos. Na falta ou no comprometimento de dados, pode-se perder até mesmo dias de produtividade e ter sérios prejuízos.
Se a empresa não tem uma forma eficiente de manter o acesso aos dados ela está ficando para trás na competitividade. Mas qual seria a solução para conseguir armazenar as informações de forma acessível para todos os funcionários importantes, mantendo a segurança enquanto otimiza os processos do seu negócio? É hora de investir em um data center!
O que é um data center?
Data Center é um centro de processamento de dados, que pode estar em qualquer lugar do mundo, podendo ser acessado física ou remotamente. Nos dois formatos, o acesso do espaço e dos dados contidos nos servidores é controlado e possui um nível de segurança elevado, existindo a necessidade de diversas verificações de segurança.
Além disso, Data Centers contam com estruturas adequadas e fazem uso de tecnologia avançada, possui também equipamentos contra incêndios e intempéries do clima e até a queda de energia, garantindo a disponibilidade dos dados em tempo real aos usuários e clientes.
A necessidade pelos serviços oferecidos por um data center pode surgir pelos mais variados e diferentes setores, independentemente do segmento. Serviços como hospedagem de servidores próprios (colocation), utilização de servidores do próprio data center, virtualização de máquinas (cloud servers), hospedagem de servidores web, entre tantas outras possibilidades são alguns dos serviços mais comuns oferecidos por empresas especializadas no segmento.
A redução de custos trazida por data centers podem ser importantes para uma empresa. Isso porque, o investimento necessário em tecnologia e equipamentos de última geração é elevado. A dolarização dos principais componentes dos servidores dificultam ainda mais a aquisição e manutenção desses equipamentos para empresas que se situam no Brasil. Além disso, todo esse amparo tecnológico necessita de profissionais especializados (que são associados a altos salários), que farão atualizações periódicas e cuidarão da proteção do sistema contra invasores. Todos esses fatores ainda são somados ao custo fixo com energia elétrica que existirá todos os meses para manter essas máquinas funcionando. Por essas razões, muitas empresas entendem que o melhor a ser feito é realizar a migração dos seus servidores para um data center.
Confira as três etapas para a migração para um data center
O que é necessário numa estratégia para a migração de um servidor para um data center? O nome para esse processo de mudança é moving de ativos e, para implementá-lo, há três fases essenciais:
1. Um bom planejamento
Antes de colocar em prática a migração, é muito importante ter um bom planejamento técnico da operação, que envolve profissionais tanto da empresa contratante, quanto do data center. Recomendamos os serviços de data centers com experiência em moving, devido ao fato de ser um processo que exige a elaboração da documentação técnica, de análises de risco e da arquitetação do novo ambiente.
Você vai precisar contratar profissionais qualificados, ter alinhamento e comunicação entre os colaboradores, as equipes e até mesmo os clientes, caso precise comunicar alguma mudança a eles. Então, nomeie um líder para esse projeto e faça a alocação da equipe.
Lembre-se da análise de custos! É importante levar em conta todo o processo nos cálculos, para não deixar passar nenhum valor importante.
2. Os cuidados com a segurança
Para começar o processo, faça um um backup total de todas as informações que já tem para não correr o risco de perdê-las. Caso precise manter algumas operações funcionando, planeje como elas poderão continuar ativas em uma estrutura reduzida enquanto parte dos equipamentos são migrados e montados. Talvez haja a necessidade de realizar a migração por etapas, para não prejudicar o seu negócio.
3. Escolha o data center adequado
Nessa etapa, você vai decidir o data center ideal. Para facilitar a tomada de decisão, leve em consideração as necessidades da empresa. Observe qual opção vai otimizar o trabalho, garantir a maior segurança, reduzir custos e facilitar atividades que são extremamente técnicas e poderiam causar problemas se executadas erroneamente. O maior benefício? Você e seu negócio focarão no que sabem fazer de melhor, dentro das suas áreas de atuação, e deixarão para especialistas se preocuparem com toda a infraestrutura de servidores.
A sua empresa terá muito mais eficiência e força de mercado com as soluções de data center da HOTlink! Conte conosco nesse momento tão importante. A nossa equipe especializada pode auxiliar o seu negócio a dar esse próximo passo de maneira mais simples, eficiente e segura, com uma experiência de mercado de 25 anos e diversos projetos executados com sucesso.
Se ainda está com dúvidas sobre Data Centers, fale com a Hotlink! Possuímos servidores virtuais de todos os tamanhos, econômicos, flexíveis, seguros e com escalabilidade instantânea.
Vamos conversar? Marque uma reunião de diagnóstico.
Fale com um consultor especializado: (81) 3229-6785