Por vezes, no mercado moderno, o empreendedor se depara com termos que pode não entender, mas que significam importantes ferramentas para melhorar o funcionamento da sua empresa.
A equipe Hotlink está aqui para te ajudar. Queremos desmistificar esses termos e apresentar essas importantes tecnologias para aumentar o desempenho do seu negócio.
Hoje vamos falar sobre Cloud Computing!
O que é Cloud Computing?
Cloud Computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que usa a ampla conectividade da Internet para hospedar diferentes programas, documentos e informações.
Dessa forma, a computação em nuvem permite uso remoto e acessível dos mais variados recursos digitais. O usuário pode visualizar esses materiais em qualquer computador ou dispositivo móvel, como tablets, smartphones, etc.
A ferramenta, flexível e escalável, dispensa a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local. Ela engloba uma série de servidores com grande capacidade de processamento de dados, permitindo acesso rápido aos recursos armazenados.
Existem três tipos de computação em nuvem:
- A pública – O tipo mais comum, com recursos operados por um fornecedor que provê a infraestrutura, gerencia o armazenamento e disponibiliza os recursos de computação. Essa modalidade conta com alguns benefícios:
- Custos sob demanda, evitando a imobilização de capital em recursos desnecessários;
- Alta escalabilidade, devido ao fato de vários servidores estarem integrados e prontos para aumentar o poder computacional do cliente, caso haja necessidade;
- Custos reduzidos em relação à computação em nuvem privada.
São exemplos a Microsoft Azure, a Google Cloud Platform, a Amazon Web Services (AWS), entre outros.
- A privada – A cloud computing é denominada privada quando a estrutura computacional está hospedada dentro da própria empresa, com aplicações próprias. Nesses casos, existe a necessidade de alta disponibilização e imobilização de capital para compra ou aluguel dessa infraestrutura de TI. Alguns benefícios dessa modalidade são:
- Servidores visualmente próximos e de fácil acesso. Para alguns clientes é importante ter acesso físico aos servidores em que estão hospedados os serviços e aplicações, mesmo que isso implique em uma redução na segurança daqueles equipamentos;
- Latência um pouco menor em relação à cloud pública, uma vez que os servidores estão dentro da própria empresa;
Normalmente utilizada por organizações que possuem equipe especializada em TI e possuem conhecimento em relação à segurança da informação. Apesar da alta imobilização de capital, certas informações estratégicas, muitas vezes, são preferidas por estarem em ambientes internos por algumas empresas.
- A híbrida – Combina infraestruturas locais (internas da própria empresa) com públicas (em serviços remotos de cloud), permitindo que as informações circulem entre esses dois ambientes. Normalmente utilizada quando a empresa conta com certa capacidade computacional interna, mas quando precisa de maior nível de processamento de informação, tem a onde recorrer de maneira mais escalável e menos custosa.
Se você planeja usar um serviço na nuvem, a escolha do modelo depende de fatores como desempenho, custo e objetivos da sua empresa.
Para que serve a Cloud Computing?
A Cloud Computing é uma grande revolução na forma como as informações são compartilhadas. Quando olhamos para o modelo tradicional de computação, onde downloads, sistemas operacionais pesados e hardwares robustos eram usados, percebemos o quanto a computação em nuvem democratiza informações e melhora a experiência de quem utiliza todos os dias esses recursos tecnológicos para a vida pessoal ou área profissional.
A partir da computação em nuvem, empresas de todos os setores podem acessar recursos compartilhados a partir de um armazenamento seguro e flexível. É muito mais fácil e barato do que operar a infraestrutura por conta própria, principalmente quando a sua empresa nem sempre mantém o mesmo número de demandas e não pode dar conta de um espaço físico oneroso durante o ano inteiro.
Só com essa explicação, pode ser fácil entender os motivos que levaram a computação em nuvem a ser tão popular no mercado. As vantagens são inúmeras, por isso vamos agora falar sobre elas.
Quais são os benefícios da Cloud Computing?
Confira o tópico por tópico dos benefícios que a Cloud Computing traz para a sua empresa:
- Economia de espaço – Nada de papéis se aglomerando ao redor do escritório! Com a computação em nuvem, os recursos ficam armazenados remotamente, com segurança.
- Redução de custos com a infraestrutura – O uso da computação em nuvem, ferramenta otimizada, permite eliminar os grandes gastos com compras de hardware, espaço físico, instalação de softwares, manutenção e cuidados com o maquinário.
- Flexibilidade – A Cloud Computing permite aumento ou diminuição do espaço de acordo com a necessidade do cliente. A ferramenta tem grande poder de elasticidade, então você escolhe a quantidade ideal de armazenamento e processamento.
- Centralização da informação – É difícil achar os dados quando estão espalhados pelos computadores de diferentes departamentos, esse problema pode até mesmo atrasar processos. A computação em nuvem impede que todos os dados sejam mantidos em diferentes programas, permitindo acesso aos usuários qualificados.
- Trabalho remoto – Estamos em uma era em que “home office” é um termo constante, e a ferramenta Cloud Computing funciona bem para otimizar esse processo. Os funcionários podem acessar os dados através de qualquer computador ou dispositivo remoto, sendo necessário apenas a conexão à Internet.
- Muitos outros benefícios – Segurança qualificada, tanto contra os problemas digitais quanto físicos: incêndios, água, poeira e outras intempéries não farão parte das suas preocupações de rotina. Isso porque, os ambientes são controlados e a manutenção dos servidores é periódica, e de responsabilidade da empresa contratada.
Em meio a tantos benefícios, a computação em nuvem já é realidade no cenário brasileiro, pois se tornou a escolha ideal para muitas empresas de pequeno, médio ou grande porte. A verdade é que, na era digital, a escalabilidade e confiabilidade da Cloud Computing são o que muitas empresas precisam para crescer.
Agora que você conhece todos esses benefícios, vamos conversar sobre a hora certa para migrar a sua empresa para um Data Center.
A Hotlink oferece serviços de Cloud Servers com flexibilidade e economia para o seu negócio, além de latências reduzidas em relação a fornecedores como AWS, Microsoft e Google.
Adquira mais agilidade nos processos e otimização dos resultados ao passar esses dados para o ágil mundo digital.
Se você ainda está com dúvidas, entre em contato com a Hotlink!
Fale com um dos nossos consultores: (81) 3229-6785