No momento, você está visualizando Como realizar um backup eficiente

Como realizar um backup eficiente

O que é o backup?

Backup significa, de maneira simplificada, a proteção contra a possibilidade de perder documentos, dados ou quaisquer informações importantes que a sua empresa armazene. O termo é sinônimo de cópia de segurança, o que, no mundo corporativo, significa também evitar prejuízos.

Essa ferramenta tão importante é necessária para todas as empresas que queiram garantir as suas atividades na internet sem dores de cabeça. Por essa razão, é importante saber como realizar o seu backup de maneira eficiente. Boa leitura!

A importância e os benefícios de realizar um backup regularmente

Como consequência do grande desenvolvimento tecnológico e da aceleração das interações no mundo virtualizado, como a crescente busca por compras em lojas virtuais e a migração de trabalhos completamente presenciais para modelos híbridos ou completamente remotos, cresceu a necessidade por mais segurança no mundo virtual. Documentos que antes eram, obrigatoriamente, físicos, hoje em muitos casos, podem ser armazenados digitalmente, e informações importantes estão disponíveis em notebooks, laptops ou servidores virtuais.

O backup representa uma maior garantia de segurança que se tornou necessária nesses novos ambientes de armazenamento. Tanto empresas quanto pessoas guardam os seus documentos, desde imagens até vídeos ou áudios no computador. O objetivo dessa ferramenta é evitar que esses documentos originais sejam perdidos por falhas do sistema, problemas, roubos, vírus ou erros humanos.

A ferramenta do backup existe há décadas, e em 1980 era usada a partir da transferência dos documentos para disquetes. Isso garantia uma redundância de armazenamento, com documentos nos formatos físicos e digitalizados. Hoje, independente do tamanho da empresa, é possível realizar o backup de diversas formas, permitindo benefícios como:

  • Maior segurança;
  • Maior disponibilidade das informações;
  • Custos reduzidos por não precisar manter um espaço físico ou máquinas para guardar os documentos;
  • Proteção contra possíveis vírus e roubos de informações;
  • Demonstração de confiança e boa reputação ao mercado.

Conheça as alternativas de backup para facilitar seu dia a dia

Para entender qual a solução que deve melhor se aplicar a sua realidade, é importante entender quais são os tipos mais comuns de backup existentes:

1. Backup completo

Essa é a cópia de todos os arquivos no computador, que normalmente só é necessária da primeira vez, para manter uma proteção completa. Depois, com um sistema automatizado, há como fazer a cópia apenas dos documentos necessários.

2. Backup diário 

É o mais indicado, já que faz as cópias diariamente, revelando as datas dos arquivos e mantendo o seu armazenamento atualizado. Assim, você terá certeza de que diariamente há cópias de segurança dos seus arquivos.

3. Backup diferencial

O backup diferencial copia os documentos criados ou modificados desde o backup feito anteriormente, ou seja, apenas dos arquivos “diferentes”. Entretanto, as cópias podem se repetir, e o espaço de armazenamento precisa ser maior. O bom é que ele é extremamente seguro, já que você pode ter rápido acesso às cópias.

4. Backup incremental

Esse é o tipo de backup que apenas armazena as cópias dos arquivos alterados ou novos, vindos depois do backup completo ou diário. É um backup bastante rápido, seguro, que atualiza os seus documentos e pode ser automatizado.

É importante destacar que, “o melhor” backup, vai depender da realidade do seu negócio. Por isso, é interessante garantir o apoio de profissionais especializados para decidir a solução. 

Agora, é a hora de conhecer onde, fisicamente, as suas informações podem ser armazenadas:

  • HD externo

É a forma mais simples e conhecida de fazer backup: o HD externo. É uma ferramenta com grande espaço de armazenamento e, caso seja necessário um maior nível de proteção, o HD pode ser guardado em um espaço seguro e de confiança. 

O dispositivo é de fácil conexão com diversos computadores, normalmente funciona por meio da conexão USB, e é a maneira mais “barata” de armazenar informações . 

  • Nuvem

A Nuvem é um método mais moderno de armazenamento do que o HD externo, pois não depende de um dispositivo físico. Realizar backups em nuvem pode ser mais eficiente, uma vez que existem garantias de segurança das informações fornecidas pelas empresas. Funciona a partir de servidores que ficam disponíveis virtualmente, como Dropbox, Google Drive ou iCloud, que normalmente estão hospedados em Data Centers.

Para as empresas que funcionam a partir do home office ou para pessoas conectadas, a principal vantagem é que os arquivos podem ser acessados em qualquer lugar do mundo pelos usuários autorizados.

Quer saber mais? Você pode tirar dúvidas sobre o método com o nosso artigo

  • Data Center

Data Center é um centro de armazenamento e processamento de dados que pode ser contratado para guardar servidores e informações de outras empresas. 

As empresas que fornecem esse serviço alugam suas infraestruturas e devem garantir níveis adicionais de segurança, com diversas camadas de proteção, tecnologia avançada, técnicos e engenheiros capacitados, e proteção física contra incêndios. É um verdadeiro bunker para as informações.

Está interessado nas várias vantagens de um Data Center? Descubra se é hora de migrar e entenda as três etapas do processo de migração.

  • Ferramentas de automação

O backup em si pode ser trabalhoso, além da atividade manual ser capaz de gerar erros. Por isso, como empresa, você precisa contar com ferramentas de automação. 

O Windows e outros sistemas operacionais já possuem assistência para backups, e também existem programas pagos ou gratuitos que fornecem segurança adicional, como criptografia, agendamento e sincronização com a nuvem, como o Uranium Backup e o Comodo Backup.

Ter um backup pode evitar muitos transtornos e problemas inclusive com leis como a Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, garanta o backup eficiente para ter tranquilidade ao lidar com as informações da sua empresa e dos seus clientes. 

E conte com profissionais qualificados para esse trabalho! A Hotlink dispõe das melhores soluções para aumentar a segurança das informações da sua empresa. Com um Data Center robusto, tecnologia de ponta, um time capacitado e suporte 24h, entregamos a solução que o seu negócio precisa para crescer no ambiente virtual com segurança.
Entre em contato conosco para entendermos melhor a sua realidade. 

Fale com um consultor: (81) 3229-6785.