You are currently viewing O que é Colocation e como a sua empresa pode se beneficiar dele

O que é Colocation e como a sua empresa pode se beneficiar dele

A pandemia demandou que as empresas aderissem a vários serviços digitais que antes não conheciam. Como conectar todos os documentos, programas e processos para que os colaboradores possam trabalhar? A resposta foi o Data Center, cada vez mais procurado por diversas empresas de vários portes.

No novo normal, é comum a busca por escalabilidade nos Data Centers. Para manter um servidor capaz de alocar informações, ter grande capacidade de conexão e de funcionamento, é necessário ter estrutura física e suporte adequados.

Esse pode ser o grande diferencial para o sucesso, já que o comércio digital só cresce e o bom Data Center promove agilidade, acessibilidade e maior produtividade. Mas a dúvida permanece: como manter um Data Center sem arriscar altos custos com espaço físico, manutenção e equipe? Hoje vamos te apresentar o Colocation.

O que é Colocation?

Para que as suas atividades possam funcionar corretamente e com eficiência, é necessário que uma boa estrutura física sirva de suporte para que o servidor desenvolva o seu papel.

O Colocation é o que ocorre quando a infraestrutura para hospedar servidores é disponibilizada por um Data Center alugado. A palavra exprime a ideia: “co-location” ou “co-locação”, ou seja, uma locação que é compartilhada.

Antigamente, só havia a possibilidade de ter o seu próprio maquinário para alocar as informações, o que é inviável para muitas empresas. A estrutura, espaço físico e gastos com manutenção e equipe acabam custando caro.

O Colocation surgiu justamente para facilitar o acesso ao Data Center, tão necessário no mercado moderno. Assim, a infraestrutura é disponibilizada por empresas que alugam Data Centers e o cliente poderá ter uma estrutura de alto nível para instalar os seus servidores e manter os seus dados com segurança e custos reduzidos.

Você ainda não migrou para um Data Center e quer saber mais sobre como funciona o sistema? Confira o nosso artigo.

As vantagens de utilizar o Colocation na sua empresa

A construção de um Data Center demanda grande investimento, assim como a manutenção e os gastos com equipe. Um Data Center precisa de cuidados 24 horas. Dessa maneira, fica fácil imaginar os vários benefícios do Colocation:

  • Alta redução de custos – Investir no espaço físico e comprar o maquinário não são os únicos gastos do Data Center. Cuidar da estrutura interna também demanda preocupações e pode ter um custo elevado, pois exige manutenções, climatização, controle e monitoramento, além das contas de energia elétrica e equipes com profissionais extremamente capacitados. Com o Colocation, você poderá usufruir de todos benefícios do Data Center por custos reduzidos, máxima segurança, suporte e escalabilidade.
  • Mais segurança – Os serviços de Colocation são bem mais seguros, pois há especialistas cuidando e monitorando o tempo todo. Há várias checagens e só pessoas autorizadas têm acesso. A segurança também é física, pois estão presentes todos os recursos para prevenir incêndios e manter o ambiente limpo e seco.
  • Suporte constante – As empresas que fornecem serviços para aluguel de Data Centers comumente oferecem suporte 24 horas durante toda a semana, o que é um grande benefício. Caso tenha qualquer problema ou dúvida, é só entrar em contato com a empresa fornecedora.
  • Técnicos de Prontidão – Surgiu algum problema com o seu servidor? O suporte da HOTlink pode ajudar aos técnicos especializados do cliente, antes de eles irem ao Data Center, fazendo pequenas checagens, sempre orientados por esse técnico. Além disso, podemos informar a situação do equipamento do cliente em situações como:
    • Se o equipamento está ligado;
    • Se está com o cabo de rede conectado;
    • Se existe algum LED de alarmes aceso.
  • Sem interrupções – O serviço de Data Center possui redundância de energia e de internet. Para isso existem bancos de baterias, nobreaks e geradores que garantem estabilidade, caso haja queda de energia. Mais de um fornecedor de internet e várias rotas de atendimento também garantem maior estabilidade ao sistema em eventuais quedas nos links dos fornecedores.
  • Infraestrutura de qualidade – A segurança, a agilidade, a menor probabilidade de interrupções, o alto cuidado com o espaço físico e tantos benefícios só existem por que o Colocation foi pensado para atender as mais diversas situações. Dessa forma, é necessário utilizar as melhores tecnologias existentes no mercado.

O Colocation traz muito mais opções estratégicas para as empresas. Muitas empresas ainda operam sem esse recurso, e precisam ter a possibilidade de mudança e de evolução. Por outro lado, manter um espaço físico cheio de maquinários, agrega um alto custo de manutenção e gastos ainda maiores para evoluir.

A pandemia reforçou a importância dos serviços de conectividade, o que reflete diretamente na capacidade dos Data Centers. Assim, contar com soluções flexíveis e modernas é essencial.

O mercado de Colocation vive, hoje, uma constante expansão. Optar por esse tipo de serviço na composição da sua empresa é optar pela maior produtividade.Ter soluções como essas pode ser a mudança que você precisa para o seu negócio!

Oferecemos serviços de Colocation com flexibilidade e economia, evitando que você tenha gastos desnecessários e trazendo otimização para os seus resultados. Ainda está com dúvidas? Entre em contato com a Hotlink!

Fale com um dos nossos consultores: (81) 3229-6785